quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Ataques do tubarão-branco

Depois de fazerem várias analises, especialistas norte-americanos e canadenses concluíram que o predador mais temido do mar possui inteligentes estratégias de ataque, semelhantes às usadas por serial killers. No entanto, ao contrario do serial killers a escolha da vítima que vai servir de alimento, o momento certo do ataque e o aperfeiçoamento dessa técnica ao longo do tempo é devido a um motivo bem importante: a sobrevivência de uma espécie que está sofrendo com transformações no ecossistema.
A partir da definição de um ponto base, os tubarões-brancos iniciam sua estratégia de ataque na qual empregam ate mesmo acrobacias, e dão preferência a captura de presas mais jovens e solitárias. Assim como humanos, estes animais levam em conta a fragilidade de quem atacarão. Os animais preferem as águas límpidas, que facilitam o ataque surpresa. Depois da abordagem, a presa é jogada para fora da água. Através dos estudos foi possível notar que os tubarões mais novos ainda não atacam dessa maneira, o que permite nos permite constatar que os tubarões são inteligentes e que conforme vão caçando desenvolvem suas habilidades, vão aprendendo novas técnicas, e assim conseguem se adaptar ao ambiente. O ataque a seres humanos só ocorre em situações isoladas, como a falta de comida ou a defesa, já os ataques a surfistas na maioria das vezes se dá porque estes animais os confundem com tartarugas e leões marinhos por exemplo. A destruição do ecossistema, que diminui os estoques de alimentos ao longo dos anos, é o que tem levado tubarões às praias.


Ataques do tubarão tigre
Muito perigosos, como o próprio nome sugere, os tubarões-tigre são reconhecidos pela sua natureza agressiva e incríveis habilidades predatórias. Encontrados com freqüência em águas tropicais de baixa profundidade, onde caçam tudo, seja comestível ou não.Seus impressionantes dentes afiados são usados com freqüência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos; e são famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas.
Seu enorme tamanho, natureza curiosa e hábitos de alimentação incertos o tornam um adversário perigoso, tendo já sido responsável por muitos ataques fatais A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores, lulas e tartarugas.

Ataques do Tubarão Cabeça-chata

Seus dentes possuem forma triangular, e os da mandíbula inferior se parecem com pregos, que seguram a presa, enquanto os dentes superiores rasgam a carne e para piorar tem o hábito de chacoalhar a cabeça (como outras espécies) o que aumenta mais ainda o ferimento. O tubarão cabeça-chata é chamado assim pelo seu aspecto corpulento e reputação agressiva. É um dos tubarões de grande porte mais comuns. São encontrados perto de costas das praias, mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA).Consomem principalmente peixe, incluindo outros tubarões, mas podem atacar os humanos – suspeita-se de que eles já estiveram envolvidos em muitos casos fatais. É a principal espécie a atacar seres humanos em rios graças a sua capacidade de resistir a áreas à baixa salinidade. Além disso, possuem visão muito ruim o que o torna muito perigoso em ares de baixa visibilidade pois dependem quase que completamente de seus demais sentidos. São encontrados no Brasil, principalmente em Recife, onde são responsáveis por diversos ataques na praia de Boa Viagem, juntamente com o tubarão-tigre.


Ataque do Tubarão Galha Branca

É muito ativo na procura de alimento e possui uma aceleração violenta quando excitado. Normalmente não é visto em grupos, somente quando a quantidade de alimento é grande, alimentação é composta por peixes oceânicos e raias e, raramente, aves, crustáceos, lulas e tartarugas. É um animal que espera a hora certa e precisa aproveitar-se das poucas vezes em que lhe aparecem boas presas. Em caso de muita fome pode se alimentar de carniça e até de mesmo de lixo.
Esta espécie tem sido, através da história, apontada como "devoradora de homens". Após os desastres em alto mar é a primeira espécie a ser encontrada nas imediações após acidentes com aeronaves e embarcações com vítimas. É imprevisível e é considerado um dos predadores mais perigosos dos oceanos. Os Tubarões de Pontas Brancas são abundantes no oceano aberto, geralmente longe de terra.

Este é considerado por alguns como o mais perigoso e agressivo de todos os tubarões. Estes tubarões são por vezes encontrados a perseguir cardumes de Baleias-Piloto ou de Golfinhos. Existem ataques documentados em que a vítima se encontrava a nadar com os golfinhos em alto mar e de súbito estes desapareceram.


Ataques do tubarão Mako
O tubarão Mako é mais conhecido pela sua surpreendente velocidade. Bastante apreciado pelos pescadores,o tubarão Mako é famoso pelos seus saltos, havendo até casos em que chegaram a pular para dentro do barco enquanto eram capturados.
Como nadam muito rápido, os tubarões Mako conseguem perseguir e capturar peixes que são ágeis demais para outros predadores, como certas espécies de atuns e de espadartes, além de outros tubarões. Devido à sua força e agressividade, eles são considerados perigosos para os humanos, com registros de inúmeros casos fatais.
Habitam as águas temperadas do mundo inteiro, mas também pode ocorrer em águas tropicais profundas.
Alimentam-se de peixes, principalmente espécies oceânicas, como o atum, o espadarte e outros tubarões.


Blibliografia


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sistema ambulacrário

esquema da estrutura interna de uma estrela-do-mar .

Sistema ambulacrário é um complexo sistema de lâminas , canais e válvulas dos equinodermos, que funciona no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e ajuda na percepção do meio externo .

Com a circulação de água no sistema ambulacrário é possivel a captação de oxigênio e a eliminação de gás carbônicos e outros resíduos .

Para a locomoção dos equinodermos também é usado o sistema ambulacrário que consiste no seguinte : a água do mar penetra no sistema ambulacrário por uma estrutura chamada madreporito e alcança uma série de canais pelos quais chega às ampolas e que quando são comprimidas enviam água para os pés dos equinodermos , chamados de pés ambulacrais . Esses pés irão se estender para fora do animal; eles irão então se expandir e se retrair , promovendo o deslocamento do animal .

O funcionamento conjunto de todos os pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos para se alimentar ou agarrar-se a rochas .

A presença de vários nervos nos pés ambulacrários dá aos equinodermos a percepção tátil .

Glossário

madreporito é uma estrutura situada na superfície superior por onde é possível a entrada de água no corpo do animal .
comprimidas - verbo comprimir - reduzir a menor volume mediante a pressao , apertar

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_ambulacral
Livro de ciências ; página 199 , oitavo e nono parágrafo .