terça-feira, 8 de setembro de 2009

Esquistossomose

Esquistossomose (também conhecida por bilharzíase)

Agente causador: causador da doença é um platelminto parasita do gênero Schistosoma.

Sintomas: coceira na pele, febre, calafrios, dores musculares, diarréia, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos.

Transmissão: os ovos dos platelmintos do gênero Schistosoma são eliminados pelas fezes de um hospedeiro (homem). Na água, o ovo vai se desenvolver e formar uma larva ciliada que vai infectar um caramujo, após umas 4 a 6 semanas vai abandonar o caramujo na forma adulta e ficar livres na água. O contato do humano com a água infectada pelos platelmintos que o humano pega a doença.

Tratamento: existem vários tipos de tratamento, os mais comuns são tratamento com os antiparasitários que são substâncias químicas que é tóxica para o parasita e o Praziquantel, que se toma na forma de comprimidos na maioria das vezes durante um dia. Isto é suficiente para matar o parasita e eliminar os ovos.

Prevenção: Evitar contato com as águas que tenham caramujos. Construir fossas para evitar a contaminação do ambiente. Avisar às autoridades sanitárias sobre a existência de caramujos. Exigir abastecimento de água tratada nas casas e tratamento de esgoto.

Bibliografia:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?188
http://www.todabiologia.com/doencas/esquistossomose.htm
http://www.pdamed.com.br/doeinfpar/pdamed_0001_0022_00500.php
http://www.mundosites.net/doencas/esquistossomose.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquistossomose
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/esquistossomose/esquistossomose-4.php

Um comentário: