segunda-feira, 28 de setembro de 2009


A produção da pérola nos bivalves


Os bivalves (do latim, que tem duas valvas) é uma das classes dos moluscos. Caracterizam-se pela presença de uma concha dupla. Entre eles destacamos as Ostras, que formam as pérolas. Assim, a formação de pérolas é um mecanismo de defesa do bivalve contra elementos intrusos.
A formação de uma pérola natural se dá quando um corpo estranho penetra no interior da ostra, irritando o manto. Reagindo a essa irritação, a ostra cobre esse corpo estranho a fim de se proteger. Para esse processo ocorre é necessária a produção de madrepérola, a mesma substância que recobre a concha.Podemos concluir que, a pérola é um corpo estranho recoberto de madrepérola. A maioria das pérolas que vemos nas vitrines são bem redondas; raras.Entretanto poucas pérolas são perfeitas assim. Existem as pérolas barrocas, ou seja, aquelas pérolas que possuem um formato irregular.
Uma pérola é um material orgânico duro e esférico, podem ser coloridas: branca, cinza, vermelha,preta, azul. A maioria pode ser encontrada por todo o mundo, menos as pérolas negras são encontradas no sul do Oceano Pacífico. As pérolas negras são mais raras e valiosas.
As pérolas possuem uma história de riqueza. Antigamente, muito mais do que hoje, as pérolas eram consideradas verdadeiros tesouros. Principalmente porque a produção de pérolas cultivadas começou apenas no início deste século.


Glossário


Madrepérola ou nácar é uma substância calcária, brilhante, dura, e iridescente (que reflete as cores do arco-íris) produzida por alguns moluscos, principalmente pelos bivalves. São o componente principal das pérolas.


Bibliografia



Um comentário: